Tribuna Livre da Câmara de São José tem apenas um orador no primeiro dia | Últimas Notícias
tribuna-livre-primeiro-orador-sjc

Tribuna Livre da Câmara de São José tem apenas um orador no primeiro dia

Nessa quarta-feira (25), a Câmara de São José dos Campos realizou no plenário a primeira edição da Tribuna Livre, espaço destinado à manifestação dos cidadãos ou representantes de organizações da sociedade civil sobre questões de interesse público. O orador inscrito foi Ivan Henrique Teixeira Júnior, morador do Jardim São José II, na região leste.

Ele falou sobre o projeto “Periferia tem voz” em que a comunidade produz e posta vídeos nas redes sociais apontando problemas de manutenção nos bairros, como mato alto em área pública.

Também comentou a necessidade de políticas públicas para promover a geração de emprego e renda. Ele criticou as regras do programa Pró-Trabalho da prefeitura, voltado à qualificação para recolocação profissional, como a exigência de dois anos de emprego registrados em carteira, o que dificulta a inserção no mercado de jovens sem experiência.

Ivan tem 19 anos e está estudando em curso supletivo para concluir o ensino médio. “Foi uma honra representar a periferia e garantir o debate democrático. Convido os cidadãos a fazer inscrição e participar da Tribuna Livre” disse.

A sessão foi conduzida pelo vereador Juvenil Silvério (PSDB), presidente da Câmara. Ele parabenizou o primeiro orador e destacou o que representa: “Esse é um momento novo no Legislativo municipal. A tribuna livre estava no regimento interno, mas abrimos as portas à população, com mais um espaço para opinar”.

O vereador Wagner Balieiro (PT) assistiu à primeira sessão. “É um marco de participação popular para a Câmara dispor de mais esse instrumento para ouvir a população e os movimentos organizados. É uma experiência que está começando e ainda será aprimorada”, afirmou.

A Tribuna Livre está prevista no regimento interno da Câmara e foi regulamentada por ato da mesa diretora (9/2018) após aprovação da resolução 1/2018, em março, que estabeleceu o funcionamento da Tribuna Livre em quartas-feiras alternadas, das 9h às 10h.

Para cada sessão podem se inscrever seis oradores, que irão utilizar a tribuna do plenário por cinco minutos. A inscrição deve ser feita pessoalmente na Diretoria de Expediente da Câmara, com pelo menos 10 dias de antecedência

Da Redação