São José dos Campos ganha duas faculdades de medicina | Últimas Notícias
faculdade-medicina-sjc-construcao

São José dos Campos ganha duas faculdades de medicina

São José dos Campos deverá ter duas faculdades de medicina em operação até o início do ano que vem. A Universidade Anhembi Morumbi, com sede em São Paulo, realizará seu primeiro vestibular no segundo semestre deste ano. A Humanitas – Faculdade de Ciências Médicas de São José dos Campos, pertencente ao grupo Suprema, de Juiz de Fora (MG), aguarda autorização do MEC (Ministério da Educação e Cultura) para a abertura do processo seletivo também este ano.

Entre as exigências do MEC para a cidade ter o direito de receber cursos de medicina, estão a necessidade de comprovação de mais de cinco leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) por aluno; uma UBS (Unidade de Atenção Básica) para cada três alunos e hospital de ensino ou unidade hospitalar com potencial para desenvolver atividades ligadas ao ensino de medicina.

Com isso, a cidade tem muito a ganhar com esses cursos, já que as parcerias e contrapartidas estabelecidas com essas instituições resultarão em melhoria na qualidade no atendimento da população. Outra medida favorável, na avaliação da Prefeitura, é que a formação local de médicos favorece a fixação dos profissionais na cidade.

A Prefeitura já iniciou conversas com as duas instituições para realizar parcerias, como a possibilidade de os alunos utilizarem as unidades básicas e de pronto atendimento como campo de estágio, com supervisão dos profissionais das universidades.

A Humanitas já está instalada na cidade desde 2012 e ocupa uma área de 4.500 metros quadrados na região leste, nas antigas instalações da Tecnasa. O grupo, que fundou em 2002 a Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora, investiu aproximadamente R$ 11 milhões na estrutura física do campus de São José dos Campos. No entanto, ainda aguarda autorização do MEC para abrir o vestibular.

A Universidade Anhembi Morumbi iniciou a construção do campus neste ano em uma área de 5 mil metros quadrados na Avenida Benedito Matarazzo, próximo à marginal da Via Dutra. Segundo representantes da instituição, que visitaram a Secretaria de Saúde na semana passada, a previsão é que o prédio seja oficialmente entregue até o final do ano.

No local está sendo construída a Escola de Ciências da Saúde. Serão inicialmente cem vagas para o curso de medicina oferecidas no primeiro semestre do ano que vem.

Em setembro do ano passado, a instituição obteve autorização do MEC para abertura do curso de medicina na cidade. A criação de novos cursos de medicina pelo MEC faz parte da expansão do programa Mais Médicos.

“Estamos certos de que a chegada da Escola de Medicina e Ciências da Saúde será um fator impulsionador para o desenvolvimento local. Esperamos contribuir para ampliar as possibilidades locais de estudo, trabalho e de atendimento médico com qualidade à população de São José dos Campos”, disse o médico Marcos Freire, diretor da Escola de Medicina e Ciências da Saúde da Anhembi Morumbi.

Da Redação