São José dos Campos: Feira Sonora aproxima músico e produtor do mercado fonográfico | Últimas Notícias
feira sonora

São José dos Campos: Feira Sonora aproxima músico e produtor do mercado fonográfico

Além das muitas apresentações musicais, a programação do ‘Mês da Música’, promovido pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo, de 4 a 30 de novembro, prevê a realização de algumas atividades que estarão reunidas em um grande evento, a Feira Sonora. São atividades que trarão para o cenário musical joseense e da região projetos e iniciativas de sucesso, desenvolvidas em outras regiões do Estado de São Paulo.

Na Feira Sonora o público poderá conferir as tendências do cenário de produção cultural, por meio de atrações musicais, exposição de produtos relacionados às atividades de produtores, além de gravadoras e selos independentes. Uma feira para quem produz e consome música. A intenção é promover um ambiente artístico para o intercâmbio do conhecimento e inspiração, entre a tradição e a contemporaneidade.

Esse ambiente será proporcionado pelo projeto Sacola Alternativa, realizado pela primeira vez no interior do Estado. Criado em 2012 pela produtora Balaclava Records, de São Paulo, o projeto reúne selos nacionais em atividade e gravadoras musicais independentes, para exposição e venda de lançamentos exclusivos de seus artistas e produtos de catálogo, como LPs, CDs, EPs, DVDs, fitas K7, além de material de merchandising.

O projeto é desenvolvido em parceria com o Museu da Imagem e do Som, de São Paulo e visa aproximar músicos e produtores do mercado fonográfico e cultural do país, valorizando o trabalho das empresas independentes em seus diferentes modelos de negócio. Será uma oportunidade de apresentar ao público quem são os responsáveis pelos lançamentos mais interessantes da atualidade, além de estimular o empreendedorismo neste segmento.

Um outro evento é o Girls Rock Day, que será realizado durante todo o dia com atividades relacionadas à música e destinadas exclusivamente a meninas de 7 a 17 anos. Estão previstas oficinas de instrumentos musicais (não é necessário ter experiência), autodefesa e história das mulheres na música, além de um show com uma banda feminina. Também haverá uma oficina de defesa pessoal para mulheres ‘cis’ e ‘trans’, a partir de 16 anos.

Este evento foi inspirado no Girls Rock Camp, acampamento de férias de uma semana, que acontece em várias cidades brasileiras e do mundo, onde meninas aprendem a tocar um instrumento, montam uma banda, compõem música e participam de diversas oficinas que visam fortalecer lações de amizade, desinibição e autoestima.

A programação completa do ‘Mês da Música’, com todas as atrações e atividades, dias, locais e horários pode ser conferida no site da Fundação Cultural: www.fccr.sp.gov.br

Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Av. Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade – Santana

(12) 3924-7300