São José: COI instala 46 câmeras digitais iguais às utilizadas na segurança do Vaticano | Últimas Notícias
Visita ao COE

São José: COI instala 46 câmeras digitais iguais às utilizadas na segurança do Vaticano

A instalação de 46 câmeras digitais vai garantir maior precisão no monitoramento das vias públicas feito pelo Centro de Operações Integradas (COI). Os novos equipamentos, que substituem modelos de tecnologia mais antiga, são idênticos aos utilizados na segurança eletrônica do Palácio Apostólico, da residência oficial do Papa, da Capela Sistina e da Praça de São Pedro, no Vaticano.

As câmeras entraram em operação neste mês, quando o COI completa 12 anos de funcionamento. Os novos modelos não acumulam resíduos sólidos ou líquidos nas lentes, não sofrem perda da qualidade por embaçamento de imagem, dispõem do mais elevado nível óptico de aproximação, gravam em full HD e oferecem funções programáveis, além de compensadores de fumaça e neblina.

Para o secretário de Defesa do Cidadão, José Luís Nunes, os equipamentos chegaram na época oportuna. “Com a ampliação no horário de funcionamento do comércio e o movimento de pessoas nas ruas neste fim de ano, dispor de equipamentos tão eficientes é um presente para a população, que passa a contar com mais segurança pública.”

Foram instaladas 25 câmeras giratórias (modelo speed dome) e 21 fixas, que já estão em funcionamento. O trabalho de troca terminou em novembro e coube ao COI definir os locais das substituições, priorizando os principais corredores viários, em todas as regiões da cidade.

O coordenador do COI e inspetor regional da Guarda Civil Municipal Elvis de Jesus também comemorou o avanço tecnológico em favor da segurança. “A aquisição de equipamentos de última geração para o monitoramento da cidade é uma demonstração positiva de que a Prefeitura está trabalhando de forma integrada e proativa na segurança pública. Nossa cidade é exemplo na política de prevenção criminal e de integração de esforços.”

O contrato da Prefeitura com a empresa fornecedora das câmeras de vídeo-monitoramento do COI prevê a substituição, sem custo adicional à administração pública, dos modelos ultrapassados pelos digitais e também a reposição de equipamentos com perda total. Atualmente, o COI possui 491 câmeras de monitoramento integradas e com tecnologia digital.

Investimento

Em 2013 a Prefeitura de São José dos Campos iniciou um processo de modernização no sistema de segurança da cidade e investiu no que há de mais moderno no segmento de vídeo-monitoramento. Das 491 câmeras do COI instaladas, 240 tiveram o sinal convertido de analógico para digital, avançando em qualidade.

Em março deste ano, a Prefeitura fez a reposição de 25 câmeras speed dome, que apresentaram perda total. Na troca, foram usados equipamentos mais modernos, que captam imagens em alta resolução e tem blindagem especial contra líquidos, sólidos e fumaças.

Redação

Deixe uma resposta