São José: Casa do Idoso Sul recebe ciclo de palestras de Prevenção de Quedas | Últimas Notícias
Apresentação do projeto habitacional Pinheirinhos dos Palmares para os moradores, na Casa do Idoso Sul, com a presença do prefeito Carlinhos Almeida e de secretários.  FACHADA Vídeo e Foto: Tião Martins

São José: Casa do Idoso Sul recebe ciclo de palestras de Prevenção de Quedas

A campanha “Viver a melhor idade sem traumas” está na Casa do Idoso Sul com a 4ª semana de Prevenção de Quedas. O tema “riscos e consequências das quedas” deu início ao ciclo de palestras que seguem até o dia 17 de novembro.

Os idosos receberão orientações de profissionais da área da fisioterapia, nutrição e educador físico que abordarão temas como a alimentação pode ajudar na recuperação, a importância da atividade física na prevenção de queda e fraturas, além de outras medidas simples que podem mudar os hábitos e consequentemente, prevenindo traumas. As palestras ocorrem às 9h e às 14h e são abertas aos frequentadores da Casa do Idoso Sul e também aos familiares e amigos.

As orientações integram um trabalho conjunto das secretarias de Saúde, Educação e Cidadania, Esporte e Qualidade de Vida e Apoio Social ao Cidadão, além do Hospital Municipal.

Após a formação, os idosos participantes terão a missão de disseminar o conhecimento adquirido, durante o curso, nos círculos de convivência nos quais estão inseridos, como família e grupos de amigos.

No que se refere à multiplicação entre as pessoas da mesma idade, objetiva-se um resultado ainda mais eficiente, uma vez que promoverá um processo de conscientização “de idoso para idoso”, criando empatia e aproximação, já que a maioria compartilha ou está exposta aos mesmos riscos e fragilidades.

Campanha

A campanha “Viver a melhor idade sem traumas” teve início no último dia 16 de outubro. De acordo com o censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) realizado em 2010, São José dos Campos conta com uma população de mais de 60 mil pessoas acima dos 60 anos.

Programação semanal

Local: Casa do Idoso Sul (Av. Andrômeda, 2601 – Bosque dos Eucaliptos)

Dia 13 (segunda-feira), às 9h e às 14h

“Riscos e consequências das quedas”

Dia 14 (terça-feira), às 9h e às 14h

“Como a alimentação adequada pode ajudar a prevenção de quedas”

Dia 16 (quinta-feira), às 9h e às 14h

“A importância da atividade física na prevenção de quedas e fraturas”

Dia 17 (sexta-feira), às 9h e às 14h

“Medidas simples e mudanças de hábitos prevenindo quedas”