Procon orienta compras de produtos infantis no comércio de São José | Últimas Notícias
CIDADES - Densidade
Em 16 anos, Vale ganha 25 moradores por Km2.Entre os anos 2000 e 2016 o Vale do Paraíba ganhou, em média, 25 habitantes por metro quadrado, de acordo com dados do Seade e do Ipea. FOTO: CLAUDIO VIEIRA. DATA: 13-09-2016 - SJC-SP.

Procon orienta compras de produtos infantis no comércio de São José

Com a aproximação do Dia das Crianças, comemorado nesta quinta-feira (12), o Procon de São José dos Campos alerta os consumidores para os cuidados no ato das compras.

Após realizar visitas de orientação e fiscalização em 73 comércios da cidade, incluindo shoppings e lojas de todas as regiões, o Procon constatou algumas ocorrências que podem ser evitadas pelo consumidor.

Antes de adquirir o produto é importante observar a presença do selo do Inmetro, pois indica que ele atende às normas técnicas exigidas. A embalagem também precisa possuir indicação clara e em língua portuguesa sobre suas características, origem, garantia e descrição exata dos itens inclusos. Além disso, é necessário que o preço esteja visível e o valor de pagamentos à vista seja diferente do parcelado.

Dicas durante a compra
•Identificação do fabricante
•Eventuais riscos que podem ser causados
•Faixa etária destinada
•Instruções de uso e montagem
•Presença de ruídos excessivos, pois podem causar danos à audição
•Não adquirir produtos pequenos, que podem ser ingeridos pelas crianças
•As embalagens não devem conter grampos, pregos ou parafusos

Direitos do consumidor
Desde o começo do ano, o Procon de São José dos Campos realiza várias atividades para resguardar os direitos dos consumidores e promover a cidadania. São ações que englobam fiscalização, pesquisa de preços e verificação da qualidade dos produtos nos estabelecimentos comerciais.

O Procon joseense funciona antigo Fórum (rua Paulo Setúbal, 220, São Dimas, região centro), com entrada pela avenida José Longo. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Mais informações pelo telefone 151 ou 3909-1440.

Da Redação