Prefeitura realiza Fórum de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes | Últimas Notícias
P1

Prefeitura realiza Fórum de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes

Jacareí reuniu cerca de 250 pessoas no Fórum ‘Faça Bonito’, realizado nesta quinta-feira (18), no Educamais Jacareí. O evento, organizado pela Prefeitura de Jacareí, por meio das secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde, marcou o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes.

Estima-se que no Brasil a cada 11 minutos acontece um caso de estupro notificado. Os números são do 9º Anuário Brasileiro da Segurança Pública, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Na abertura do evento, o prefeito de Jacareí, Izaias Santana, reforçou a importância de conhecer e debater o tema. “É preciso criar espaços protetivos, onde a criança e o adolescente frequentem. É preciso que as secretarias de Assistência Social, Educação, Saúde e Esporte se unam para proteger e atender esses jovens de forma sensível e atenciosa”.

Entre os principais temas debatidos nas palestras, as políticas públicas, a legislação e as formas de garantir a proteção das crianças e dos jovens foram os mais abordados. “Este é um momento importante de enfrentamento a uma realidade forte. Nossa responsabilidade é garantir a proteção destes jovens. Temos que entender que não é um problema da sociedade, é da humanidade e, por isso, temos que contribuir com essa proteção por meio de políticas públicas eficazes”, conta a secretária de Assistência Social, Patrícia Juliani.

“Não é possível olhar para estas crianças de forma fragmentada. O contexto é amplo e, por isso, deve ser tratado de forma geral, unindo forças”, comenta Maria Thereza Ferreira Cyrino, secretária de Educação.