Prefeitura de São José faz ação de conscientização sobre Dia Mundial do Diabetes e Novembro Azul | Últimas Notícias
Novembro Azul

Prefeitura de São José faz ação de conscientização sobre Dia Mundial do Diabetes e Novembro Azul

A Prefeitura de São José dos Campos promove, na próxima terça-feira (14), uma ação de conscientização pelo Novembro Azul e ao mesmo tempo sobre o Dia Mundial do Diabetes. A atividade acontece das 8h às 13h na praça Afonso Pena, em frente ao COI (Centro de Operações Integradas), e tem como objetivo chamar a atenção da população, em especial os homens, para a importância de cuidar da saúde.

A atividade, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa Saúde do Adulto, consiste em realizar a aferição da pressão arterial, teste de glicemia, orientações sobre hábitos saudáveis e a educação que é necessária ter quando se tem o diabetes. Além disso, acontecerá a distribuição de material informativo sobre os riscos do diabetes, próstata e hipertensão.

O evento contará com a participação de uma equipe multidisciplinar integrada pelas equipes dos programas de saúde do adulto, saúde bucal, saúde da criança e práticas integrativas. Serão apresentadas orientações sobre prevenção ao diabetes e hipertensão, que hoje são uma das doenças que mais matam os homens no Brasil.

Segundo estimativa do Ministério da Saúde, considerando estudos por região e estados, 23% da população maior de 18 anos sofre de hipertensão arterial. Assim, São José dos Campos tem aproximadamente 120 mil hipertensos. Deste total, 48 mil são acompanhados pela rede pública de saúde do município e 195 óbitos foram registrados em decorrência da doença no ano passado.

A Pesquisa Nacional de Saúde, realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com o IBGE, mostra que o diabetes atinge 9 milhões de brasileiros – o que corresponde a 6,2% da população adulta. Em São José dos Campos estima-se que 43.600 habitantes tenham algum tipo de diabetes e que muitos não sabem que possuem a doença.

Atualmente, 21.465 pessoas com diagnóstico de diabetes são acompanhadas pela rede pública de saúde do município. O câncer de próstata, que também está no foco, é hoje o tipo de câncer que mais mata os homens no país.