Construção da maior obra viária atrai onze empresas do país | Últimas Notícias
projeto-via-cambui-sjc

Construção da maior obra viária atrai onze empresas do país

A Prefeitura de São José dos Campos abriu, nessa quarta-feira (11), os envelopes com as propostas do processo da Licitação Pública Internacional (LPI) para construção da Via Cambuí, por meio do financiamento do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).

A obra despertou o interesse de onze empresas dos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Ceará e Rio de Janeiro. Os envelopes foram entregues à Comissão de Licitação contendo a documentação com as propostas técnica e financeira das empresas interessadas na obra viária.

Em relação ao valor referencial estimado de R$ 139.940.805,75, a menor proposta apresentada foi do Consórcio ED – das empresas ENPAVI e DP Barros. O valor representa um desconto de 35% em relação ao previsto em edital, que pode gerar uma economia de cerca de R$ 49 milhões.

A comissão vai avaliar a legalidade da documentação e a capacidade técnica das empresas. Após a conclusão desta etapa, a Prefeitura fará a habilitação das empresas que atenderem às exigências do edital. Somente após esse processo é que serão feitas as análises das propostas financeiras.

Maior obra viária da cidade
Considerada a maior obra viária de São José dos Campos, superando inclusive a construção do Anel Viário, a Cambuí vai promover a interligação das regiões leste e sudeste com passagem sobre a via Dutra.

É uma nova alternativa para o tráfego da avenida Juscelino Kubitscheck (leste) no acesso à Rodovia dos Tamoios e à região do Putim (sudeste), melhorando a mobilidade para os moradores de ambas as regiões.

Ela terá características de uma via arterial e contará com dois sentidos de circulação, calçada e ciclovia. Para quem usa o transporte público, a nova via também vai agilizar o deslocamento para ir de uma região para outra.

Saigiro Nakamura
Além da construção da importante ligação, também estão previstas no edital obras para o prolongamento da rua Saigiro Nakamura (região leste), compreendendo terraplenagem, drenagem, construção de viadutos, pavimentação asfáltica, iluminação, sinalização e paisagismo.

Da Redação