Casos de dengue têm queda de mais de 70% em São José | Últimas Notícias
Foto6C_Dengue-550x367

Casos de dengue têm queda de mais de 70% em São José

São José dos Campos registrou 378 casos de dengue nos nove primeiros meses deste ano, o que significa uma redução de 76% na comparação com o mesmo período do ano passado, quando houve 1.597 casos positivos no município.

Dos 378 casos de janeiro a setembro, 345 são autóctones (locais) e 33 importados.

O resultado se deve, principalmente, às ações efetivas e constantes adotadas pela Prefeitura, intensificando o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor das arboviroses (dengue, febre chikungunya e Zika vírus). Nos 13 arrastões realizados de fevereiro a abril foram recolhidas 12 toneladas de materiais inservíveis (possíveis criadouros) e visitados cerca de 40 mil imóveis.

A Prefeitura preparou ainda um extenso cronograma de capacitação e treinamento de mais de 2.000 profissionais de saúde que atendem diretamente ao público, conscientizou alunos do ensino fundamental da rede pública do município em relação às medidas preventivas e realizou avaliações de densidade larvária, entre outras ações.

Medidas adotadas por outras secretarias municipais também têm sido fundamentais para complementar o trabalho da Saúde, como os fumacês ecológicos à base de água realizados em todas as regiões de São José. Mais eficiente, o produto utilizado, desde março nas dedetizações, combate não apenas os pernilongos, mas também o Aedes aegypti. Como prevenção, também são aplicados larvicidas em 89 pontos da cidade, principalmente córregos.

Apesar do baixo número de casos de dengue em São José este ano, a Secretaria de Saúde continua com ações educativas e preventivas em toda a cidade. O objetivo é manter a situação estabilizada até a chegada do verão e da temporada de chuva.

Da Redação