Arrastão de combate ao Aedes volta ao Bosque dos Eucaliptos em São José | Últimas Notícias
Foto6C_Dengue-550x367

Arrastão de combate ao Aedes volta ao Bosque dos Eucaliptos em São José

O segundo arrastão de combate ao mosquito Aedes aegypti programado para este mês de novembro acontece neste sábado (11), novamente no bairro Bosque dos Eucaliptos, na região Sul de São José dos Campos.

Estarão trabalhando nesta ação 123 agentes de campo, promovendo a retirada do maior número possível de criadouros. Eles também irão coletar todas as larvas que porventura sejam encontradas, para abaixar ainda mais o grau da infestação do vetor das arboviroses.

Segundo o Centro de Controle de Zoonoses, dados parciais da última ADL (Avaliação de Densidade Larvária) neste bairro foram encontrados os maiores índices de larvas do mosquito.

No trabalho deste sábado, serão visitadas 51 quadras, com estimativa de vistoriar 2.291 imóveis. No primeiro arrastão realizado no sábado (4), foram recolhidos 500 kg de materiais inservíveis. Os agentes visitaram 1.269 imóveis, tendo sido efetivamente trabalhados 892 (70,3%). Houve uma pendência de 29,7%, pois 317 imóveis estavam fechados e 60 desabitados.

O objetivo dos arrastões é retirar o maior número possível de criadouros, recolhendo objetos que podem acumular água, além de fazer uma varredura contra o mosquito transmissor das arboviroses (dengue, zika, chikungunya e febre amarela).

Os agentes passam de casa em casa orientando e auxiliando os moradores a recolher todo o material que pode ser descartado e aplicando larvicida em criadouros fixos. Um caminhão passará recolhendo todo o material.